A Herança

A HERANÇA DA GRAFIPAR

Este é um projeto aprovado no Edital de Ocupação de Espaços para Exposições da Fundação Cultural de Curitiba, e que incluiu uma série de oficinas, debates e palestras dentro da programação da Gibicon n. 1, realizada entre os dias 25 e 28 de outubro de 2012. Trata-se de uma ideia germinada em 2011, quando Fabrizio Andriani e eu concebemos a edição n. 0 da Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, para iniciar as celebrações dos 30 anos da Gibiteca de Curitiba.

Não por coincidência, a história da Grafipar se confunde com a da Gibiteca. Em 1982, esse espaço fomentador da arte dos quadrinhos pioneiro no Brasil e no mundo surgia numa cidade que respirava e lia quadrinhos. Todos produzidos por alguns dos maiores artistas da época para a editora Grafipar. Foi nesse terreno efervescente que se criou o cenário propício à Gibiteca, cuja primeira mostra foi justamente uma coletiva que celebrava os quatro anos da Grafipar. Como seria impossível resgatar numa única exposição tudo o que ela publicou, o foco natural dessa empreitada foram os seus quadrinhos e o resgate de alguns de seus muitos autores.

Dentre eles, destaco Claudio Seto, que tantas saudades deixou em seus leitores, consagrado como o grande editor e autor da extinta editora curitibana. Eu o conheci na década de 90, quando eu era apenas um dos adolescentes que frequentavam as oficinas de HQ da Gibiteca, na época realizadas nas catacumbas do Solar do Barão. Na época eu nem suspeitava da importância daquele professor de quem tanto gostávamos e atormentávamos com nossos garranchos em troca de um “bom!” ou “legal”. Seto não falava muito, nem preparava aulas, mas dava muitas dicas. Ele nos deixava à vontade, criando nossos quadrinhos num esquema de oficina. A última vez que nos falamos foi em 2008, durante a premiação do Troféu HQMIX em São Paulo. Para mim foi muito especial receber tal prêmio no ano em que o grande homenageado foi meu antigo professor, que veio a falecer pouco depois. Da ocasião, guardei a seguinte imagem dele: feliz, muito emocionado e, como sempre, com certa pressa.

Pessoalmente, ao concretizar este projeto, presto homenagem não só a ele, mas à herança da Grafipar e à Gibiteca de Curitiba. Lembrar a cidade e o país desse pedaço importante de sua história artística e editorial é uma forma de retribuir os ensinamentos que me tornaram um profissional dos quadrinhos. Assim como a Grafipar foi o sonho de muitos, este projeto foi a realização do empenho de várias pessoas. Assim, deixo meus agradecimentos sinceros à Fernanda Baukat e à Lucia Müller, que foram a equipe que permitiu que tudo corresse à perfeição. A Faruk El-Khatib, pelo carinho e generoso apoio; ao Fabrizio Andriani, por seu incentivo e paixão pelo tema; à Fundação Cultural de Curitiba e seus funcionários, em especial ao pessoal do Museu da Gravura e da Gibiteca, que sempre acreditou na importância deste projeto. Agradeço, claro, a Gian Danton, Gonçalo Júnior e aos artistas remanescentes da Grafipar que dedicaram sua atenção, tempo e trabalho para nos ajudar. Particularmente a Gustavo Machado, pela belíssima arte original criada para ilustrar o cartaz do projeto; a Watson Portela e Fernando Ikoma que igualmente nos presentearam com artes inéditas homenageando aquela época. Por fim, um obrigado mais que especial a Nelson Padrella, Franco de Rosa e Paulo Nery, que me permitiram acesso a seus acervos particulares, cedendo generosamente parte dos seus “Tesouros da Grafipar” para que este projeto pudesse ter a dimensão merecida.

José Aguiar
Quadrinista e curador da Gibicon e do Projeto Tesouros da Grafipar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s